"Luciano Huck é o plano B de FHC para a Presidência, diz colunista"
Amigos de longa data, o presidente de honra do PSDB e o apresentador global jantaram juntos no início deste mês em meio à crise dos tucanos.
O apresentador Luciano Hulck é o plano B do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para encabeçar uma candidatura de centro e conter a popularidade do ex-presidente Lula (PT) e do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) na disputa presidencial em 2018.Segundo o colunista da rádio CBN Kennedy Alencar informou nesta terça-feira (14), "FHC tem conversado com frequência com Huck" e é "um incentivador da entrada dele na política". O global deve ser a opção de FHC se a crise interna do PSDB vai enfraquecer a candidatura do partido à Presidência da República.
A sigla de FHC enfrenta um momento turbulento desde o início do ano, quando o senador Aécio Neves se recusou a renunciar à presidência do partido após a divulgação de seus áudios pedindo dinheiro do empresário Joesley Batista,preso pela Operação Lava Jato.
A crise se acirrou com a guerra fria entre o prefeito de São Paulo, João Doria,e o governador paulista,Geraldo Alckmin, para ocupar a vaga do partido à Presidência. E eclodiu com a manobra de Aécio pela destituição do senador Tasso Jereissati (CE) da presidência interina, na semana passada, e o racha representado pelos candidatos à presidência do partido, Tasso e o governador Marconi Perillo (GO).
Com essa fragmentação, o PSDB pode deixar de ser a opção mais sólida para representar o centrão na disputa. Doria é o principal entusiasta da criação de uma "frente ampla" do centro para frear o avanço de Lula e Bolsonaro, os primeiros colocados nas pesquisas.
FHC s2 Huck
A relação entre FHC, presidente de honra do PSDB, e Huck é de longa data. Foi FHC que lançou o nome de Huck como opção quando afirmou que ele representava "o novo na política" em maio deste ano. Ainda mais atrás e de forma menos explícita, FHC preparou o terreno para essa novidade quando,em editorial no jornal O Estado de São Paulo, disse que era "tempo para ousar".
Em 1º de novembro, em meio ao furacão no PSDB e da especulação cada vez mais consistente de uma candidatura de Huck pelo PPS, os dois jantaram juntos em São Paulo,segundo coluna da jornalista Sônia Racy,no Estado de São Paulo.
FHC foi a estrela de documentário dirigido pelo irmão de Huck, o cineasta Fernando Grostein de Andrade. O tucano conduz a narrativa no documentário Quebrando o Tabu, sobre descriminalização das drogas.
Huck não esconde a amizade com FHC e, em entrevista à Folha, explica a relação: "O presidente gosta de mim, é meu amigo. Minha mãe é urbanista e casada há décadas com o economista Andrea Calabi, que participou ativamente dos principais governos tucanos no âmbito federal e estadual."
Fonte>>>m.huffpostbrasil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário